Quando o pequeno está com cólica não é fácil para ninguém. A boa notícia é que existem várias formas de aliviar as cólicas do seu bebê. Porém, antes vamos conhecer como identificar os sintomas e o que causa essa condição no neném?
Você já amamentou, trocou a fralda e já verificou se o bebê estava bem refrescado (ou aquecido, se você mora em cidades mais frias) e o pequeno continua chorando? As chances de ele estar sofrendo com cólica são grandes.
Outros sintomas que você pode observar são os seguintes:
● O bebê se contorce e estica, além de encolher as perninhas;
● Ele solta gases enquanto está chorando;
● O rostinho fica mais vermelho;
● O bebê fecha as mãos em punhos;
● A barriguinha fica mais dura.
Como o bebê era alimentado somente pelo cordão umbilical, agora ele precisa processar por si mesmo o leite que recebe. Como o sistema ainda está se desenvolvendo, é comum que as contrações do seu intestino estejam descoordenadas, o que causa a crise.
Como o útero era o ambiente seguro para o bebê, um banho morno em um ambiente tranquilo podem imitar essa sensação e proporcionar mais conforto para ele.
Faça uma compressa com o pano molhado em água morna e coloque na barriguinha do bebê. Cuidado para não deixar a água muito quente e queimar a pele do pequeno.
Uma dica é colocar o pequeno no carregador de bebê (que você pode aprender a fazer na nossa seção de Faça Você Mesma) para que ele sinta o aconchego do corpo materno.
Algumas atitudes podem evitar as cólicas do bebê. Por isso, quando a criança tomar o seu leite, coloque-a de bruços no seu ombro (com uma toalhinha) para que ela arrote.
Se a cólica continuar, não deixe de procurar um pediatra, certo? Agora que você conhece um pouco mais sobre o funcionamento do organismo do bebê, que tal entender como ele se desenvolve? Confira!