Sapeka

Tudo sobre desenvolvimento infantil

Como funciona o desenvolvimento infantil?

13/07/18

Vamos entender as etapas do crescimento do seu bebê? Lembrando que são estimativas para cada idade. Se tiver insegurança sobre o desenvolvimento do seu pequeno, não deixe de consultar o pediatra, certo?

Primeiro mês

O seu bebê ainda vê em preto e branco e só enxerga com nitidez o que está de 15 a 30 centímetros de distância do seu rosto. Mas a audição já está mais desenvolvida, de forma que muitos bebês já reagem a sons no ambiente.

2 a 4 meses

Aos dois meses, alguns bebês já podem erguer a cabecinha por um tempo curtinho.
Aos 3 meses, o seu pequeno já olha para você ao reconhecer a sua voz (e também o seu cheiro).

Já que a vista dele já está mais desenvolvida, o bebê passa a movimentar os olhos para acompanhar objetos.

4 a 8 meses

A partir dos 4 meses, o seu filhote já começa a desenvolver a noção de profundidade e consegue saber quando a pessoa está mais perto ou longe dele. Dos 6 a 8 meses, o bebê já fortaleceu a coluna e o pescoço o suficiente para sentar.

8 a 12 meses

É nesse período que ele já começa a demonstrar sentimentos ao reconhecer as pessoas que já teve contato. Ele também vai apontar para o objeto que quer, imitar as pessoas e sons de animais.

Entre os 9 e 12 meses, o seu pequeno pode começar a arriscar os primeiros passos. O bebê também já está adquirindo a motricidade fina, o que permite que ele faça movimentos finos como usar uma canetinha.

12 a 18 meses

Como a motricidade fina já está bem mais evoluída, ele consegue rabiscar com lápis de cera e folhear as páginas de livro.

Como o seu pequeno já desenvolveu mais os movimentos finos, a brincadeira fica ainda mais divertida com os blocos de montar. Como está evoluindo nos passos dados, ele passa a explorar muito mais o mundo.

12 a 24 meses

O equilíbrio do bebê já está se ajustando, o que o possibilita correr, mudar de direção e a até a subir escadas sem ajuda.

Agora que você sabe como incentivar o desenvolvimento do bebê, que tal compartilhar essa informação no seu Facebook?