Já está começando a pensar em como deve ser a alimentação do bebê? Venha tirar as suas dúvidas!
Você já deve saber que o leite materno é recomendado como única fonte de alimentação do seu bebê até os 6 meses de idade. A partir daí, ele pode ser usado como alimentação complementar.
Nesse período, o organismo do bebê já está mais preparado para receber novos alimentos e o seu paladar começa a se formar. É preciso de equilíbrio e variedade na rotina alimentar do seu filhote.
É bom que a alimentação dele seja composta por comidas como cereais (macaxeira, arroz, batata), frutas (tomate, cenoura e outros), leguminosas (feijão, ervilha e muito mais), hortaliças (folhas verde e beterraba, por exemplo), além de carne bovina, frango, peixe, ovos etc.
Depois de 7 meses, a comida já pode ter até pedacinhos para que o pequeno comece o movimento de mastigar. Quando ele completar 1 ano, a sua alimentação já pode ser próxima ao que a família consome.
Também é bom ter uma ideia de saúde. Isso significa evitar alimentos industrializados e fast-foods quando a criança é muito nova.
A OMS considera que a amamentação pode continuar até que o bebê complete 2 anos. Portanto, algumas mamães preferem esperar que a criança apresente sinais de que está pronta para o desmame. Isso não tem uma data específica.
Também há mamães que tomam a iniciativa do desmame. Os motivos podem ser variados: rotina de trabalho, saúde ou por razões pessoais mesmo. Cada mãe entende o ritmo do seu corpo e sabe o que é melhor para si.
Lembrando que todas as questões acerca de como deve ser a alimentação do bebê devem ser discutidas com o pediatra. É preciso alinhar com ele o que é mais adequado de acordo com as necessidades e desenvolvimento de cada criança.
Compartilhe esse texto no Facebook para que outras mamães e papais possam aprender também!